quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ISTO NÃO É ESPIRITISMO!




Encontramos em caderno de classificados de um jornal conceituado da região, anúncio com a descrição que transcrevemos:
 «Centro Espirita de Ajuda e Consultas sérias — (...)
Descrição: Centro espírita (...) - Mestre (...)
Casa Íntegra e respeitadora - Reuniões de desenvolvimento, Consultas, limpeza, problemas de trabalho, amor, saúde, trabalhos espirituais, banhos e defumadores....
Se não consegues ver a luz no fim do túnel, procure-nos podemos ajudá-lo ,ligue e marque consulta.

Contacto (...)»



Omitimos dados identificativos propositadamente.

Óbviamente que isto NÃO É Espiritismo, nem tem rigorosamente nada a ver com a atividade dos centros espíritas.

Relembramos o que é  Espiritismo:

- È um movimento voluntariado, de filantropia, não tem fins lucrativos nem aceita pagamentos ou favores pelos seus serviços, que são: o consolo, o esclarecimento, a assistência aos necessitados.

- Doutrina baseada na existência de Deus, sobrevivência da alma na comunicação dos espíritos, na reencarnação e na pluralidade dos mundos habitados

- Nada tem de escondido, secreto, místico, sobrenatural, mágico, oculto, subversivo ou obscuro.

- Não tem sacerdócio, rituais, cerimônias, vestes ou cânticos especiais, adivinhação, bolas de cristal, pirâmides, incensos, defumadouros, banhos, imagens, promessas, procissões, orações especiais, consultas, etc..

- Não apregoa em jornais ou noutros suportes de comunicação a solução de problemas, milagres ou prodígios.

- A doutrina espírita defende o princípio cristão de que se deve dar de graça o que de graça se recebeu. No Espiritismo não há lugar para o comércio da mediunidade ou de qualquer forma de auxílio espiritual.

Os espíritas não cobram nem aceitam nenhum tipo de pagamentos, não colocam anúncios nem prometem a resolução dos problemas alheios. Qualquer pessoa que diga ser espírita, ou que diga pertencer a alguma instituição espírita, e peça algum tipo de remuneração está fazendo-se passar por aquilo que não é.»

O Espiritismo é uma idéia, uma crença, uma doutrina filosófica perfeitamente delineada e delimitada na obra 'O Livro dos Espíritos' e seguintes, assinadas por Allan Kardec, o codificador do Espiritismo. Foi nessa obra, publicada a 18 de Abril de 1857, que o termo Espiritismo apareceu pela primeira vez. É uma palavra nova, um neologismo, criado por Kardec, para definir uma nova Idéia.

Devido à perseguição religiosa e campanha difamatória que se seguiu (todas as idéias novas suscitam hostilidade - veja-se o caso de Jesus de Nazaré!), o Espiritismo foi confundido com práticas supersticiosas, e reduzido ao aspecto que mais incendeia imaginações, que é a mediunidade.

Ora a mediunidade é a faculdade que toda a gente tem, de sentir, em algum grau, a presença do mundo espiritual. É uma faculdade do organismo. O Espiritismo encara a mediunidade do ponto de vista racional e científico. As religiões dogmáticas têm outro ponto de vista, considerando a mediunidade como manifestação do 'Espírito-Santo' ou do(s) demônio(s). Baseiam-se numa interpretação unidimensional da Bíblia. Médium é, portanto, qualquer pessoa. Algumas pessoas possuem a faculdade mediúnica mais desenvolvida. No Monte Tabor Jesus de Nazaré falou com Moisés e Elias, que tinham vivido na Terra havia séculos.

Ninguém é especial ou melhor que os outros por ter mediunidade mais ostensiva. Uma pessoa moralmente evoluída, honesta e séria, emprega a mediunidade gratuitamente e para o Bem, como fizeram Jesus e os Apóstolos. Uma pessoa interesseira usa a mediunidade em proveito da sua bolsa, como Simão, o Mago, que deu origem ao termo «simonia», que
é a venda de favores divinos, bençãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, objetos ungidos, etc., que devem ser providenciadas santamente, caridosamente.

No caso presente como noutros do gênero, pode eventualmente tratar-se de algum sincretismo religioso. No Brasil há associações de religiões afro-brasileiras que usam a designação de «centro espírita» que adotaram no tempo da ditadura militar para escaparem ao encerramento compulsivo. Não temos como intuito julgar ninguém. Alertamos contudo que estas coisas NADA têm a ver com Espiritismo, desde logo, porque têm fins comerciais e também por todas as razões que acima explanamos.

Não nos achamos portadores de nenhuma missão, não pretendemos desviar as pessoas do caminho que lhes dá conforto à alma, por muito que possamos discordar do mesmo. Se há quem creia na magia ou na mediunidade paga, e entenda por bem pagar por essas coisas, está em seu direito. Alertamos, contudo, que isso não é Espiritismo e está nos antípodas da nossa filosofia.


Para quem desejar saber o que é o Espiritismo, basta procurar uma associação espírita no site da FERGS(Federação Espírita do RGSul) ou FEB(Federação Espírita Brasileira), pode descarregar as obras espíritas nestes ou em outros sites espírita, ou ainda, nos procurar na Sociedade Espírita Beneficente Sebastião Leão localizada na  Rua Ferraz de Abreu, 474 – Bairro Rio do Sinos – São Leopoldo(RS) , as quartas-feira 19h30 ou sábados 14h.

 

Nenhum comentário: