sábado, 11 de agosto de 2012

A sua (Ver)dade
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"- João 8:32

     O autoconhecimento é o suprassumo da evolução, graças ao conhecimento entre o bem e o mal, através de seu livre arbítrio, você adquire a cidadania de homem de bem. Sendo oportuno recordarmos algumas características comuns para este nível de evolução. A predominância do bem passa ser sua conduta, sem se PREOCUPAR com o que é errado, por estar Ocupado em fazer o bem e que por sua vez, sabe que tudo tem seu tempo. Assim como um dia resolveu mudar para não mais sofrer, sabe que os outros também um dia conhecerão a verdade. E esta verdade nunca é usada para difamar a quem quer que seja... Dias atrás estava rolando no FACEBOOK uma analogia que a meu ver, não combina com que aprendemos no Espiritismo. Colocaram a meiga figura de Chico Xavier fazendo comparações com um membro de outra religião, que segundo alguns veículos de comunicação, cometeu alguns equívocos, que não cabe aqui nenhuma referência... Mas será que nós precisamos fazer algum alarde com os erros dos outros? Não deveríamos divulgar tão somente o que é bom? Ou o que sirva de bom exemplo? E outra, será que Francisco Candido Xavier apoia essas atitudes?
     Acredito que não. As abelhas podem passar pelo lixo, mas o que lhes chama atenção são as flores... Moscas ignoram as flores e procuram o lixo.
     Recordemos de Jesus que nos chama atenção: “A cada um segundo suas obras”. Ser Espírita com “E” maiúsculo é para quem deixou o Espiritismo entrar em si.
     O Conhecimento ou sua compreensão não lhe faz um focado em ver os erros alheios, pelo contrário, o homem de bem admira os que realmente são exemplos dignos, tendo como modelo      Superior nosso Senhor Jesus Cristo.
     Todo aquele que vive sob a custódia do ódio sofre consequências horríveis, onde se colhe aquilo que se planta, ou seja, a lei de causa e efeito...
     A base de todo sofrimento é a falta de compreensão das LEIS UNIVERSAIS que não raro gera revolta por parte daquele que pratica um delito, assumindo um comportamento não convencional com o que recebe da vida. Sendo ingrato com a mesma, dessa forma, acaba esbarrando nas mazelas pessoais e procura um RESPONSÁVEL pelo seu problema. E acredite, não perca tempo em procurar, pois encontrará a si mesmo. Você é responsável por sua conduta, seja para bem ou mal, você é o autor de suas virtudes ou de seus vícios.
     Para aquele que está estagnado em aborrecimentos e vive em meio aos problemas, tais como polêmicas que giram em torno de seus procedimentos, pare e reflita: em que escala você se encontra? Na Revista Espírita de fevereiro de 1858 encontramos a seguinte referência logo no primeiro parágrafo:
     “Caracteres gerais. - Predominância da matéria sobre o Espírito. Propensão ao mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as más paixões que lhes são a consequência. Têm intuição de Deus, mas não o compreendem.”
Isso é muito claro quando observamos episódios que são soltos hoje em dia pela mídia, ou pela internet, casos que não dá para acreditar, tamanha é sua barbárie, que não vem o caso aqui citá-los, mas que estão acontecendo.
     Por isso em verdade lhe digo, só existe um caminho para sair dessa prisão que mantém muitos aprisionados ao sofrimento. É uma formula bem simples, GCEE, Gerando Comportamento Espírita Exemplar.  Que você pode encontrar no Evangelho segundo o Espiritismo. No capitulo XX item 4 – Missão dos Espíritas. Dê uma olhadinha no último parágrafo desse item:
     “Perguntareis, então: Se entre os chamados para o Espiritismo, muitos se transviaram, como reconhecer os que se acham no bom caminho?
      Responderemos: Podeis reconhecê-los pelos ensinos e a prática dos verdadeiros princípios da caridade; pela consolação que distribuírem aos aflitos; pelo amor que dedicarem ao próximo; pela sua abnegação e o seu altruísmo. Podeis reconhecê-los, finalmente, pela vitória dos seus princípios, porque Deus quer que a sua lei triunfe, e os que a seguem são os escolhidos, que vencerão. Os que, porém, falseiam o espírito dessa lei, para satisfazerem sua vaidade e sua ambição, esses serão destruídos.”
     O conhecimento é um processo observativo que leva o individuo para a verdade de planejamentos, ponderando o que é o bem e o mal. E à medida que assimila entra no gozo da liberdade.
     A verdade que prega o Espiritismo não precisa acusar a ninguém para se sobressair, só existe uma Verdade, aquela que não ofende a ninguém quando revelada, o resto são apenas fragmentos de opiniões pessoais.
     Qual é a sua verdade, aquela anunciada por Jesus e Esclarecida pelo Espiritismo ou a verdade do “Achismo”?
      Pense bem, pois a primeira te liberta de si mesmo e a segunda te aprisiona na cela dos orgulhosos e egoístas.
      Você é militante do Espiritismo ou praticante do “Achismo”?
   
Célio Faria

Nenhum comentário: