segunda-feira, 26 de março de 2012

Pai nosso que estás no céu


O ser humano sempre acreditou no sobrenatural. Sempre tivemos uma intuição de que a causa de tudo que existe está além da matéria. Que há um poder que controla o Universo, que cuida de todos nós e nos pune ou recompensa.
Na antiguidade éramos politeístas. Acreditávamos que existiam muitos deuses e que os fenômenos da natureza eram a manifestação dos deuses. Os deuses eram representados na forma humana ou de animais. Em muitos povos os reis eram considerados a encarnação da divindade.
Com a evolução do pensamento humano surgiu o monoteísmo. Os diversos deuses foram substituídos por um único Deus. Porém, esse Deus era visto com características humanas. Era vingativo e caprichoso. Preocupava-se apenas com seu povo. No Velho Testamento vemos que essa era a visão que os judeus tinham de Deus.
As religiões cristãs impuseram uma visão de Deus de acordo com o Velho Testamento. Um Deus que deve ser temido. O medo foi usado para dominar as pessoas. Caso não seguíssemos a religião, Deus nos abandonaria e deixaria que fôssemos para um sofrimento eterno.
Jesus trouxe a noção de Deus-Pai. Um Deus que é amor e que valoriza o amor acima de tudo. Com isso Jesus ensina que somos todos irmãos. Que devemos amar e ajudar a todos independentemente de nossas diferenças, pois a prática da caridade é o único caminho para a salvação.
Jesus ensina que o Pai não abandona nenhum de seus filhos. A parábola do filho pródigo mostra como Deus ama todos os filhos. Ele valoriza aquele que se mantém ao seu lado e alegra-se com o retorno daquele que se perdeu.
Jesus mostra que o Pai cuida carinhosamente de seus filhos. Ele nos diz para olharmos as aves do céu e os lírios do campo. Se Deus cuida deles porque não cuidaria de nós? Tranquiliza-nos afirmando que nem um fio de cabelo cai sem que Deus permita.
O Espiritismo ajuda a compreender Deus. Mostra que Ele é a inteligência suprema do Universo, criador de todas as coisas. Revela Suas leis sábias, justas e amorosas. Conhecendo a criação entendemos melhor o Criador.
Devemos guiar-nos pela vontade de Deus. Nosso amor a Deus manifesta-se através da valorização das experiências que a vida nos apresenta. Tudo que acontece conosco é para nosso bem. Estamos no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas. Precisamos florescer onde fomos plantados.
O trabalho no bem aproxima-nos de Deus. Cada um tem sua parcela de responsabilidade na obra da criação. Precisamos cuidar com boa vontade de nossas tarefas. Não importa se são tarefas pequenas ou grandiosas. O que faz a diferença é a dedicação.
Deus reserva a felicidade para todos. Cada lição que a vida nos apresenta é um passo rumo à perfeição. Através de nosso crescimento intelectual e moral encontraremos o reino dos céus. O céu não é um lugar. É a conquista da capacidade de ser feliz.

Nenhum comentário: