domingo, 18 de março de 2012

A FÉ CEGA É INCOERENTE, E HÃO DE FRACASSAR ELA E A CONVENIENTE

Algumas doutrinas teológicas foram criadas mais para atenderem à conveniência do ego dos líderes cristãos, e não tanto pela coerência, a lógica e o bom senso evangélicos.

E uma boa parte dos católicos e evangélicos tem fé em algumas doutrinas, não por convicção, mas apenas porque sua igreja as defende, através de seus líderes religiosos. Um exemplo, pergunto muito a evangélicos e católicos de carteirinha por que não creem na reencarnação, e a resposta é sempre a mesma: porque minha igreja não aceita. Mas cerca de 80 % dos católicos creem nela. Os de carteirinha não pensam, deixam seus líderes pensarem por eles. Eles deveriam pensar que eles não são um rebanho de quadrúpedes! Essa fé é uma incoerência e é cega. Por isso, ela é frágil. Só é inabalável a fé racionada defendida por Kardec. E não adianta rezar para que uma fé cega se fortaleça, pois ela continuará sempre frágil, e, a qualquer momento, ela desaba. Muitas vezes, ela já desabou, mas por orgulho e, frequentemente, por conveniência, o religioso continua defendendo-a.

Sem querer condenar ninguém, digo que há um grande equívoco entre os cristãos, ou seja, o da afirmação de que os cristãos espíritas são contrários à Bíblia. Na verdade, os cristãos espíritas são contrários aos dogmas e não à Bíblia. E, sem o saberem, muitos católicos, protestantes e evangélicos são mais dogmáticos do que bíblicos. Os dogmas não têm apoio bíblico, pelo que eles são polêmicos, e porque são polêmicos, foram transformados em dogmas, e quem negasse de público uma doutrina dogmática, morria na fogueira. Mas com a evolução da mentalidade dos povos, acabou-se a Inquisição! Digo, pois, em alto e bom som, que os verdadeiros evangélicos são os cristãos espíritas, pois eles seguem de fato o Evangelho do excelso Mestre!

Vamos a alguns exemplos. “Nós temos dois corpos, um espiritual e um carnal. Ressuscita o espiritual.” (1 Coríntios 15:44); Os ressuscitados não se casam, são iguais a anjos. (Mateus 11: 30). Ora, anjos são espíritos humanos já ressuscitados de elevada evolução e não têm corpo. Aliás, no mundo espiritual, não há lugar para a carne. (1 Coríntios 15: 50). O que o indivíduo iria fazer com o seu corpo físico no mundo espiritual? Na parábola do rico avarento e o pobre Lázaro, os espíritos de Epulão e Lázaro estavam ressuscitados no mundo espiritual, e seus corpos estavam no cemitério. O espanhol Andrés Torres Queiruga, o maior teólogo católico da atualidade, afirma que a ressurreição é do espírito, e na hora da morte, inclusive a de Jesus. “Pai em vossas mãos entrego meu espírito.” Para os apóstolos, a sua ressurreição (aparições) aqui no mundo físico, aconteceu só a partir do terceiro dia após sua morte. (Mais detalhes em “Repensar a Ressurreição”, Ed. Paulinas). Nós espíritas, como vimos, cremos também na ressurreição bíblica do espírito e não na dogmática da carne. E os católicos e evangélicos, em grande parte, ainda creem na ressurreição dogmática e não na bíblica. Os teólogos sabem dessas coisas, mas não as podem dizer de público, pois seriam punidos!

E a ressurreição do espírito, ora se dá no mundo espiritual (Eclesiastes 12: 7), ora se dá na carne, que é a reencarnação. E as duas são bíblicas, só não vê quem não quer ver!


José Reis Chaves (Belo Horizonte/SP)

estudou para padre na Congregação dos Redentoristas, é formado em Comunicação e Expressão na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Escritor, durante vários anos lecionou Português, Literatura, História, Geografia e Latim. É Teósofo, parapsicólogo, biblista, e ao longo de toda a sua vida, o autor vem desenvolvendo pesquisas sobre a Bíblia, as religiões e a Parapsicologia. Por último, passou a estudar o Espiritismo, Doutrina que assimilou com facilidade, tendo em vista o seu longo tempo de estudo da Bíblia, da História e da Teologia Cristãs. Aposentado, atualmente dedica-se ao trabalho de escrever e proferir palestras na área espiritualista, mas principalmente Espírita, por todo o Brasil.

É autor dos livros, entre outros: “A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência”,

“Quando chega a Verdade” e "A Face Oculta das Religiões

Nenhum comentário: