sábado, 12 de fevereiro de 2011

Exortação aos espíritas

Meus caríssimos irmãos,
Meu abraço fraternal.
Honra-me, sobremodo, vazar as freqüências que separam as duas realidades da Vida, afim de dirigir-lhes algumas palavras.
Honra-me, profundamente, a possibilidade que nos oferta o Senhor, de participar desses tempos decisivos de implantação dos ensinos de Jesus Cristo, nos campos terrenos.
O tempo é especialmente propício, hoje, para que nos lancemos, destemerosos, aos empenhos da apresentação da mensagem dos Céus aos ouvidos atormentados da sociedade humana.
Como nunca, antes, a alma da Terra se acha sedenta de orientação, de conforto moral e de alegria, nessas horas de tantos modismos na esfera moral, de tantas novidades excitantes para os mais incautos ou estouvados, que, pouco a pouco, conseguem enredar incontáveis criaturas para os atalhos perturbadores, abdicando do caminho seguro e feliz que o Grande Mestre da Cruz nos aponta, e que a Doutrina Espírita reafirma em seus postulados.
A hora presente é a que o Criador oferta a todos os que se comprometem com o progresso, com a lucidez, com a dignidade, a fim de contribuir com a construção do Reino de Deus nas almas.
Todos estamos convidados a apresentar os instrumentos de cooperação com esse sublime empreendimento.
Que nos aprestemos, os que adotamos o Espiritismo como roteiro e filosofia de vida, de modo a não faltarmos ao chamado do Senhor, nesses dias importantes para os Espíritos reencarnados no Planeta.
As dores estrugem no solo do mundo, e os espíritas conhecem as diversas causas do sofrimento, sabendo o que se deve fazer para modificar tal quadro.
A morte ainda provoca estupor nas vidas dos que remanescem no corpo físico; porém
espíritas sabem o que é e o porquê da morte, significando renovação imprescindível para todos os reencarnados.
Os conflitos sociais e a atroada da violência parecem crescer em toda parte, causando a ampliação das fobias nos seres; contudo, identificando a realidade do mundo de provas e expiações em que nos achamos, os espíritas identificam a imponência e a urgência de uma educação moral regeneradora, que interpenetre o trabalho dos lares, das escolas, das casas religiosas,das estruturas sociais mais gerais, como elemento imprescindível à anelada transformação.
Eis por que, onde quer que estejamos, o nosso compromisso feliz com Jesus nos conduzirá à participação com a melhoria das condições morais do nosso Orbe. Investidos das condições de pais e mães, de professores, de lideranças religiosas, de profissionais, de cidadãos e cidadãs comuns, todos, todos mesmo, estamos chamados ao bem aventurado mister de fazer a vida maior e melhor em nossa casa planetária.
Honremo-nos, pois, queridos irmãos, com o chamado do Criador, dando-nos ensejo de nos sentirmos úteis, valorosos, integrados às falanges do progresso e do bem, que atuam no mundo.
Certo de que o empreendimento é de demorada realização, não nos furtemos às ensanchas de orientar, de escrever e de pregar tudo o que se reporte ao bem, mas não esqueçamos de que o nosso engajamento, para ser eficaz, exigirá que todo esse movimento de renovação das nossas sociedades tenha começo onde tudo isso é mais importante: dentro de cada um de nós.

SEBASTIÃO AFFONSO DE LEÃO

Nenhum comentário: