TROCANDO AS BOLAS - I
Há uma história engraçada que dá uma idéia de como as coisas podem ser complicadas, especialmente quando não fica bem distinto aos interlocutores a sinonímia usada.
Conta-se que um pai passeava com o filho, quando este viu um pé de ameixas azuis. Curioso, perguntou:
— Pai, que frutas são aquelas?
— São ameixas azuis, filho.
— E por que elas estão vermelhas?
— Porque ainda estão verdes!
Uma situação como essa nos ensina que devemos ter ―bons ouvidos‖ a fim de, impressionados pela aparência do sentido imediato das palavras, não fazermos julgamentos equivocados, tirarmos deduções precipitadas ou ficarmos sem entender as coisas.
***
Quando ensinar, tenha em mente que o aluno não tem, ainda, seu nível de conhecimentos. Isto é óbvio, mas há muitos instrutores que tratam seus alunos como pares, quase sempre os humilhando.
Do Livro "O lado positivo de tudo" de Jacob Melo
Há uma história engraçada que dá uma idéia de como as coisas podem ser complicadas, especialmente quando não fica bem distinto aos interlocutores a sinonímia usada.
Conta-se que um pai passeava com o filho, quando este viu um pé de ameixas azuis. Curioso, perguntou:
— Pai, que frutas são aquelas?
— São ameixas azuis, filho.
— E por que elas estão vermelhas?
— Porque ainda estão verdes!
Uma situação como essa nos ensina que devemos ter ―bons ouvidos‖ a fim de, impressionados pela aparência do sentido imediato das palavras, não fazermos julgamentos equivocados, tirarmos deduções precipitadas ou ficarmos sem entender as coisas.
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Quando ensinar, tenha em mente que o aluno não tem, ainda, seu nível de conhecimentos. Isto é óbvio, mas há muitos instrutores que tratam seus alunos como pares, quase sempre os humilhando.
Do Livro "O lado positivo de tudo" de Jacob Melo
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