sábado, 25 de abril de 2009

FAMÍLIA

O tema Família, na atualidade, tem sido uma preocupação constante da Sociedade, Psicólogos, Assistentes Sociais, Sociólogos e Religiosos em geral analisando e discutindo a problemática do ambiente familiar, frente as profundas mudanças sociais do mundo moderno.

O LAR é a célula base do organismo social, se os lares estiverem ruindo, a sociedade também estará caminhando para o caos. LARES EQUILIBRADOS, SOCIEDADE EQUILIBRADA.

COMO DEFINIR “FAMÍLIA”?

Resumidamente diríamos que Família é aquele grupo de convivência mais restrita no dia-a-dia: PAI, MÃE, FILHOS E EVENTUALMENTE PARENTES PRÓXIMOS MAIS ÍNTIMOS.

COMO SE FORMA O GRUPO FAMILIAR?
Ainda no plano espiritual começam os planos de formação da família, supervisionada pelos Dirigentes espirituais.
Quando no Plano Espiritual , conscientizados dos compromissos assumidos e sabendo que a nossa evolução moral se dá quando estamos encarnados, solicitamos o retorno a esfera física.
Carregando as provas necessárias para o nosso aperfeiçoamento e reencontrando almas simpáticas para prosseguimento do progresso afetivo, ou ALMAS ADVERSÁRIAS para a reconciliação e entendimentos necessários, com as quais abraçamos a responsabilidade (NA MAIOR PARTE DAS VEZES UNS DIANTE DOS OUTROS), perante os nossos tutores espirituais.
Assim reúnem-se no mesmo ambiente devedores em resgate de antigos compromissos, desafetos companheiros de erros do passado, afeições queridas e amigos em trabalho de socorro mútuo.

REENCONTRO NO PLANO FÍSICO.
No decorrer de nossa jornada na Terra, sucedem-se as situações que irão traduzir na prática o planejamento feito no plano espiritual; O NAMORO, O NOIVADO, O CASAMENTO, o clima de afetividade, a necessidade do respeito aos compromissos assumidos, os problemas que surgem no dia-a-dia, pais amparando os filhos, filhos protegendo pais idosos e doentes e assim por diante.

NO LAR.
É no lar que encontramos as lutas intensas, as experiências ricas, as bênçãos do afeto, as divergências de opiniões, as experiências marcantes que vão nos preparando para a vitória perante os compromissos assumidos.
Ali encontraremos ALEGRIAS, TRISTEZAS, DORES, DESAVENÇAS, MENOSPREZO, INGRATIDÃO, AMIZADE e AMOR.
Quanto mais dificuldades, sinal de que, em existências passadas adquirimos encargos mais sérios para com os nossos companheiros de jornada.
As lutas são as aulas recebidas, que nos ensinam o caminho da construção de um mundo melhor.
Quando passamos a ENTENDER os mecanismos reencarnatórios, começamos a lidar melhor com as dificuldades do dia-a-dia, nos qualificando para receber os companheiros do passado como filhos.

CHEGADA DOS FILHOS.

Muitas almas com as quais trazemos problemas do passado, hoje surgem como o filho amado que nos inspira carinho, ternura e atenção, ensinando-nos a amá-lo e abraçá-lo, superando divergências do pretérito.
Aos pais que hoje choram pelo filho rebelde, ingrato que cortou e feriu-lhes o coração, o Espiritismo conforta ao trazer-nos a realidade de que toda semente nobre lançada na terra jamais será perdida. Todas as boas palavras ditas, todos os exemplos saudáveis, todas as lições transmitidas estarão aguardando o momento certo para germinarem e auxiliarem este irmão, ora entorpecido, a prosseguir em sua jornada.
Tenhamos a consciência tranqüila de que fizemos tudo para conduzi-lo no caminho do bem e da verdade.
Só não tenhamos remorso pela falta de dedicação na tarefa educativa, nem mágoa ou rancor por aquele que Deus nos confiou e não nos soube compreender.
Carregamos para o mundo o reflexo daquilo que construímos em nosso relacionamento no lar.

EDUCAÇÃO DOS F
ILHOS NO LAR.
A reencarnação é a volta do espírito a um novo corpo, com esquecimento das experiências passadas, sendo o corpo frágil e delicado , na forma infantil.
Até, aproximadamente, os 7 anos a criança é mais receptiva a todos os ensinamentos que lhe forem ministrados, estando sempre atenta aos exemplos recebidos no lar, onde atuam como uma máquina fotográfica, captando tudo o que acontece no ambiente doméstico.
É nesta fase que o espírito observa, analisa e grava profundamente tudo o que ouve e vê, ESTANDO MAIS FLEXÍVEL AOS ESFORÇOS DOS PAIS POR AINDA NÃO TER DESPERTADO TODA SUA CARGA DE SENTIMENTOS, VÍCIOS, DESEJOS, HÁBITOS.
É dos pais a responsabilidade da educação moral dos filhos e cabe à Casa Espírita dar-lhes todo o apoio e auxílio para o cumprimento de sua missão.

DE QUE FORMA A DOUTRINA PODE AUXILIAR?

Através das EXPLANAÇÕES PÚBLICO DOUTRINÁRIAS da Casa Espírita.


GRUPO DE ESTUDO PARA ADULTOS.


ESCOLA ESPÍRITA DE EVANGELIZAÇÃO:


A importância da educação moral pelo ensinamento doutrinário, que será aquela efetuada através da palavra. Assim estaremos preparando a alma infantil para enfrentar as sua provas e dificuldades, levando no coração os instrumentos capazes de auxiliarem na defesa dos princípios mais elevados do sentimento.
Para os pais, a evangelização de seus filhos, será um poderoso auxílio , em sua tarefa de orientar as mentes infantis para um desenvolvimento moral sadio.

ATRAVÉS DO DIÁLOGO FRATERNO.


ATRAVÉS DO EVANGELHO NO LAR.

Nenhum comentário: