domingo, 1 de novembro de 2009

O PENSAMENTO

O pensamento é um atributo do Espírito. São nossas criações mentais, como idéias, imagens e palavras.

É o ponto de partida para todas as nossas realizações. Tudo que o ser humano constrói começa a existir a partir do pensamento. Esta construção pode se dar no mundo material ou no mundo espiritual. Nossos pensamentos criam imagens que são acompanhadas pelos desencarnados.

O Espiritismo nos ensina que o pensamento também o meio de comunicação entre os Espíritos. Este contato se dá através da sintonia. Quando pensamos entramos em contato com todos que estão na mesma faixa vibratória. Estejam encarnados ou desencarnados.

Somos como estações emissoras e receptoras, pois influenciamos e somos influenciados por energias que estão em sintonia com nosso pensamento. Também atraímos as companhias espirituais que estão de acordo com as energias que emitimos.

Quando pensamos construímos nosso futuro, pois atraímos para nós o que pensamos. Daí a importância de disciplinarmos nossos pensamentos. Para isto podemos seguir três passos:

É importante termos vigilância sobre o que pensamos. Na maior parte do tempo pensamos em coisas que não nos dizem respeito e que não tem utilidade para nós e nem para as outras pessoas. Temos aí os pensamentos adequados ou inadequados.

Estejamos atentos a quando nos entregamos a um determinado pensamento. Devemos evitar pensamentos que não sejam apropriados ao momento. Muitos de nós nem consegue acompanhar o que ocorre ao seu redor por ficar perdidos em pensamentos inoportunos. Temos os pensamentos oportunos e inoportunos.

E finalmente devemos cuidar de como pensamos. Devemos observar sempre que sentimento está associado a cada pensamento, pois é o sentimento que define nossas companhias espirituais. A cada pensamento podemos ligar um sentimento positivo ou um sentimento negativo. Assim um pensamento vai se diferenciar de outro por ser alegre ou triste, otimista ou pessimista, construtivo ou destrutivo, respeitoso ou desrespeitoso, amoroso ou odioso, vicioso ou sadio.

Todos nós temos um desejo-central, que é a principal manifestação do que somos. Nossos pensamento tendem a retornar sempre a este tema, que pode ser dinheiro, sexo, beleza, afeto, cultura, fé, bondade, etc.

E é através deste desejo-central que os Espíritos obsessores nos atingem, criando imagens ou atraindo para junto de nós outros espíritos que mantém a mente fixa no mesmo assunto. Assim trabalham uma fraqueza nossa e reforçam nossas tendências negativas. Como temos a tendência de acreditar que acontece aquilo que está ligado a nosso desejo-central ficamos vulneráveis à ação destes Espíritos.

A disciplina do pensamento não é algo distante, que deve ser observada apenas por religiosos ou intelectuais. É uma necessidade para todos nós. Deve ser buscada de forma constante, pois é através de nossos pensamentos que construímos a vida que teremos. E Jesus nos alerta para a importância do pensamento quando nos recomenda “orar e vigiar para não cair em tentação”.
Enviado por Nilton Wagner Barbosa

Nenhum comentário: