terça-feira, 28 de julho de 2009

ANJOS E DEMÔNIOS

Anjos e demônios são duas imagens fortes na religião. Representam o bem e o mal e sua luta pelo coração e pela alma do homem. Estas imagens ajudam a compreender os caminhos que podemos percorrer e as escolhas que devemos fazer. Mas podem dificultar nosso entendimento da vida e da justiça de Deus.

De acordo com a Teologia tradicional, Deus criou o homem na Terra e os anjos no céu. Alguns anjos rebelaram tornando-se demônios. Lutam com Deus e com os anjos para levar as pessoas para o inferno. Porém, o Evangelho de Jesus não faz nenhuma referência a este fato que tem mais a aparência de uma lenda ou de uma história contada para educar.

A criação dos anjos é algo que não podemos justificar. Se Deus criou os anjos e os homens, Ele é pai de anjos e homens. Homens e anjos seriam irmãos. Entretanto não seria justo Deus criar alguns filhos com o privilégio de viver no céu desde o começo e outros que precisariam passar pelas provas e tentações do mundo para adquirirem este direito. É evidente que todos nós preferiríamos ter sido criado anjo.

Se Deus tivesse criado os anjos para serem perfeitos como poderiam alguns tornarem-se demônios? É como se Deus tivesse falhado: criou algo para ser bom e a criatura tornou-se má.

Se existissem criaturas que disputam com Deus o destino de seus filhos, Deus seria fraco. Se Deus permitisse que alguém fosse para um inferno eterno devido os erros cometidos durante alguns anos Ele seria injusto.

O Espiritismo nos ensina que fomos criados simples e ignorantes. Sem conhecimento do bem e do mal. Estamos evoluindo através das encarnações como uma criança que se desenvolve e se educa. Na Terra, como no plano espiritual existem pessoas que já se tornaram boas e outras que se apegaram ao mal. Anjo é o nome dado aos bons espíritos e a palavra demônio representa os espíritos que se ocupam da prática do mal.

Porém o atraso espiritual é passageiro. Fomos criados para a perfeição e para a felicidade. Seremos felizes quando nos educarmos e nos transformarmos em pessoas boas. Também teremos que reparar todo o mal que tenhamos praticado.

Realmente, os bons e os maus espíritos nos influenciam. Seguimos as orientações de uns ou de outros, conforme a nossa tendência. Jesus nos sugeriu o “orai e vigiai” para nos protegermos das tentações. Contudo chegará o dia em que todos nos libertaremos da influência do mal. Isto quando tivermos edificado o Reino de Deus em nossos corações. Este é o verdadeiro céu, pois Jesus disse que o céu não está aqui ou acolá, mas dentro de nosso coração.

por NILTON WAGNER BARBOSA

Nenhum comentário: